468x60

.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UPA de Olímpia completa seis meses de funcionamento


Com números expressivos, a unidade olimpiense vem cumprindo a sua missão no atendimento das urgências, emergências e os de pronto atendimento de Olímpia e região.


Inaugurada em junho de 2012, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H de Olímpia completou seis meses de atendimento. As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003 e são classificadas em três portes. A unidade de Olímpia foi projetada para atender a população local, que é de pouco mais de 50 mil habitantes, com uma previsão de atendimento diário de 100 a 150 pacientes. Entretanto, a unidade olimpiense vem atendendo uma média de 230 pacientes diários, atendendo, além da população de Olímpia, cerca de 40 mil habitantes das cidades vizinhas e uma média de 300 turistas mensais.


Até o final de 2012, a UPA 24H de Olímpia já atendeu 41.076 pacientes, sendo 78% desse total, casos considerados de risco leve, conforme os registros estatísticos.

Conforme exalta o Dr. José Carlos Ferraz, diretor técnico da unidade, o volume de atendimento tem superado todas as expectativas. “A UPA de Olímpia foi projetada dentro da Política Nacional de Urgência e Emergência, para porte de atendimento de nível 1, que visa atender entre 100 e 150 pessoas diariamente, mas está atendendo o equivalente a uma unidade de porte 2, que comporta até 300 atendimentos diários. Para este número de atendimentos, existem adequações a serem feitas e a Secretária da Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, está buscando junto ao Governo Federal fazer um reenquadramento da nossa unidade.  Se nossa UPA passar para porte 2, o repasse do Ministério da Saúde será maior e o atendimento poderá ser melhor ainda”.



         


Segundo o Diretor da Divisão de Serviços de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Olímpia, Newton José Bortolan, mesmo com o número de atendimentos elevados a equipe está desempenhando seu papel. “A equipe envolvida no atendimento da UPA está de parabéns pela capacidade e empenho nos serviços prestados, todos trabalhando com ética e dedicação”, comentou.

“De acordo com o protocolo de atendimento da UPA, as emergências e as urgências sempre recebem atenção imediata. É bom que a população entenda que o atendimento não é por ordem de chegada e sim pela maior ou menor gravidade de cada paciente. Existe ainda, por parte da maioria dos usuários, a falta de conhecimento da nossa escala de prioridades. Acredito que estamos realizando nosso trabalho com responsabilidade e toda atenção que o usuário merece”, concluiu Emerson Daniel de Freitas, chefe do Setor de Administração das Unidades UPA/SAMU de Olímpia.

0 comentários:

Postar um comentário