468x60

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Em Olímpia FAER recebe palestra Meio Ambiente e Código de Defesa do Consumidor


O evento foi realizado para os alunos do curso de administração, que é coordenado pelo professor Rodrigo Marini.

A Faer recebeu no dia 12 de novembro duas palestras importantes. A primeira foi a palestra “A postura da empresa diante do Código de Defesa do Consumidor”, com o diretor do Procon Leonardo Simões. Já a segunda palestra abordou o tema “Reponsabilidade Ambiental Empresarial”, que foi ministrada por Ana Lúcia Lopes Volfe, responsável pela educação ambiental da Daemo Ambiental. 

O diretor do Procon, Leonardo Simões, falou um pouco sobre o tema abordado na palestra. “A postura da empresa é respeitar aquilo que é do direito do consumidor. Nós tivemos a abrangência daquilo do que a empresa precisa fazer como respeitar o direito de oferta, respeitar aquilo que ela tem que deixar claro como publicidade, qualidade no produto, respeitar aquilo que ela oferece como garantia, seja ela legal, contratual ou estendida, respeitar tudo aquilo que o consumidor precisa para ter a sua relação de consumo completa e acabada. Um dos requisitos que são inerentes ao Código de Defesa do Consumidor, aquilo que realmente faz o elo de ligação com a empresa e o consumidor, no contexto da relação de consumo é aquilo que nós chamamos de hipossuficiência, que é a condição do consumidor ao fabricante, prestador de serviço, empresa em si, então isso respeitado ela está realmente respeitando a relação de consumo”, disse Leonardo.

Já a representante da Daemo Ambiental Ana Lúcia Lopes Volfe explicou o tema Responsabilidade Ambiental Empresarial. “Todas as empresas estão preocupadas em atender a ISO, que são normas que a ABNT coloca para as empresas seguirem e conseguirem os certificados para ser uma empresa reconhecida. Então o meio ambiente está em ênfase no período que a gente está vivendo, a preocupação é muito grande e as empresas estão correndo atrás do prejuízo. A preocupação com o meio ambiente é de suma importância com o mundo globalizado, porque a população aumenta, mas os recursos naturais continuam os mesmos. Então as empresas hoje em dia elas procuram trabalhar com o tripé da sustentabilidade, que é economia, ambiente e social. Esses três itens tem que estar englobado dentro da empresa. 


O social a gente engloba as pessoas que trabalham na empresa, com salários justos. O econômico a empresa tem que trabalhar com economia para ter lucros, visando à parte financeira, o ganho, mas ao mesmo tempo sem dar impacto ao meio ambiente, trabalhando de uma maneira consciente.
         

 Então esse tripé faz com que a empresa cresça cada vez mais. Para os alunos de administração esse tema é de suma importância, porque eles estão estudando para serem administradores de empresas ou futuros empresários, então eles tem que saber lidar com esse tripé da sustentabilidade, ou seja, usar o que a natureza nos dá de maneira consciente”, finalizou Ana Lúcia.






0 comentários:

Postar um comentário