468x60

.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Em Olímpia, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa é lançado


Foi lançado na última segunda-feira, dia 29 de abril, o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O lançamento, realizado na Casa de Cultura de Olímpia, contou com a presença de vários professores, coordenadores e diretores das escolas, bem como da Secretária da Educação, Eliana Bertoncello Monteiro e do Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social, Gustavo Pimenta.

A palestra foi ministrada por Maria Antônia de Oliveira, psicóloga e educadora formadora do Pacto pela UNESP. A proposta do PNAIC é “Não deixar nenhuma criança para trás, independente da história da criança”.

O programa, de acordo com a professora Luciana De Julle, coordenadora geral do programa em Olímpia, tem o compromisso de todas as instâncias, Governo Federal, Estadual e Municipal e o público alvo é professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; professores das salas multisseriadas, AEE e classe especial e professores coordenadores das escolas de Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental. “O professor precisa estudar muito para atender as diferenças de sala de aula. A criança dentro da sala terá o atendimento diferenciado para atender as necessidades dela, mas sem deixar o vínculo com as outras crianças”, contou Luciana.

De acordo com a secretária Eliana Bertoncello Monteiro o programa é de extrema importância para o município. “Eu acredito muito nessa possibilidade de trabalhar com as crianças de maneira que elas sejam realmente alfabetizadas. Desde que nós começamos em 2009 nós buscamos incessantemente a alfabetização na idade certa. Quando foi lançado o programa logo nós aderimos, porque o nosso pensamento coincide com esse do pacto. Nós acreditamos que se lançarmos uma base sólida para as crianças elas avançam nos estudos depois, com autonomia, elas conseguem se desenvolver”.



A palestrante Maria Antônia de Oliveira disse sobre a importância da leitura. “Olímpia já tem tanta coisa boa, mas a gente tem que estar sempre cuidando para crescer e para superar os nossos desafios. Um dos desafios é a gente ser uma cidade com maior índice de leitores e bons leitores. Por exemplo, a gente não tem nenhuma boa livraria em Olímpia, por enquanto, com a demanda de melhores leitores, leitores mais exigentes, tomara que a gente consiga mais biblioteca, mais centros culturais, mais livraria e uma vida cultural mais rica”, finalizou. 

0 comentários:

Postar um comentário